domingo, 25 de setembro de 2011

ITALIANOS DA FAMÍLIA MARTINI EM MOSSORÓ

Pedro Martini, primeiro filho de Angelo Martini.
Raimundo Nonato da Silva, escritor martinense, escreveu, na série Minhas Memórias do Oeste Potiguar, o livro Estrangeiros em Mossoró e lá registrou a presença de vários italianos ou descendentes que por aqui passaram desde tempos remotos. São doze verbetes incluindo atores, padres e outros com atividades diversas em Mossoró. Dentre eles menciona Antonio italiano e ao referir-se a ele, Raimundo menciona também a figura curiosa da velha italiana, de fala pouco compreensível, pela mistura de português e italiano que utilizava. Penso que ainda alcancei essa velha, ou outra figura feminina da família, com características semelhantes.
 
Fazendo esquina com a Igreja São José, localizada no Bairro do mesmo nome, havia uma casa, muros caídos em algumas partes, possibilitando a passagem da meninada da rua da frente para a rua dos fundos, sem dificuldades. Por lá se aboletou um grupo de italianos vindos, não sabíamos de onde, mas que despertou a nossa curiosidade infantil. Lembro de uma velha, cabelos grandes, autoritária, que falava pelos cotovelos, numa algaravia velocíssima, totalmente incompreensível para mim. Havia vários deles habitando naquela casa. Deixaram descendentes em Mossoró. Mais adiante iria conhecer de perto um deles, seu Raimundo Italiano. Passava religiosamente, à tardinha, em frente à minha casa, na Rua Delfim Moreira, a caminho da Padaria ABC, falando alto e de forma amistosa com todos. Por conversas com meu pai, soubera que nós descendíamos dos Burlamacchi, também italianos, o que nos irmanava.

Agora, voltei ao mesmo local para investigar, que família seria aquela, de que região da Itália seria originária, e colher informações sobre os descendentes. Indicaram-me a senhora Maria Edna, viúva de Raimundo Martins (Dodoca), descendente do clã, moradora na Rua Piano.

A rua mudou de nome recentemente passando a denominar-se Raimundo Martins de Oliveira, homenageando essa velha família italiana que se estabelecera nas proximidades. O Martins do nome é aportuguesamento de Martini, informou-me D. Maria Edna. Seriam originados de Nápoles. De princípio teriam se estabelecido no centro da cidade e posteriormente naquele lugar onde os encontrei quando criança. Martini seria derivado do latim Martinus, presente, sobretudo no centro-norte da Itália. 

Outra pessoa da família, D. Antonia Martins, forneceu preciosas informações genealógicas sobre essa gente. Angelo Martini seria o patriarca do grupo, marido da velha italiana chamada Maria, falecida centenária. Teriam sido pais de dois filhos, Pedro Martins de Oliveira e Antonio Martins de Oliveira. O portuguesissimo sobrenome Oliveira parece indicar cruzamento anterior com gente brasileira, ou aportuguesamento de um outro apelido italiano que tivessem. O Dicionário dos Sobrenomes Italianos, de Ciro Mioranza registra a existência de Olivier, Oliviera, Olivieri e Oliviero, muito próximos do português. Os primeiros descendentes eram apelidados de Italianos (Antonio Italiano, Raimundo Italiano, Francisca italiana, etc.), quase se transformando em um novo sobrenome. Segue um curto esboço genealógico dessa família napolitana que deixou raízes em nossa terra.

F1 - Pedro Martins de Oliveira, o primeiro filho c.c. Rita Bertoldo da Silva, pais de:
N1- Ramiro Martins de Oliveira, que foi pastor da Igreja de Cristo c.c. Francisca Rodrigues, de cujo enlace nasceram dez filhos. É nome de Rua no Bairro Aeroporto.
N2 - Raimundo Martins de Oliveira c.c. Guilhermina, com vários descendentes, entre eles outro Raimundo Martins, que foi casado com Maria Edna, primeira informante com descendência. Há membros desse ramo estabelecidos em Recife.
N3 - João Martins de Oliveira com descendentes em Mossoró e Grossos.
N4 - Marieta Martins de Oliveira c.c. Manoel Alves, pais de Amélia, que foi casada com Cristovão Gurgel da Frota.
N5 - Maria Martins de Oliveira, com descendentes na Bahia.
N6 - Francisca Martins de Oliveira c.c. Sebastião Medeiros, pais de Romualdo, Ranilson e Rosália. Lembro de Sebastião prestando serviços à ESAM, como pintor, falando que era casado com uma italiana. Seu filho Romualdo seguiu-lhe os passos. Ajudou-me a encontrar a casa de D. Antonia italiana, para a recuperação desses dados.
N7 - Fausta Martins de Oliveira c.c. Odilio Pinto,nascido em 13 de agosto de 1920, escrivão e poeta.
N8 – Francisca Martins de Oliveira c.c. Antonio Joaquim da Costa (Rouxinol), pais de D. Antonia Martins, informante, que foi casada com Jorge Silvério de Souza, com os seguintes filhos: Rogéria Martins de Souza, Jorge Henrique de Souza, Luiza Maria Martins de Souza e Antonia Flávia Martins de Souza. De outro relacionamento teve D. Antonia a Regina Martins Dantas.

F2 – Antonio Martins de Oliveira, segundo filho de Ângelo c.c. Luiza Pinheiro e foram os pais de: Adauta, Altina, Alfredo, Valter, Maria Luiza (casada com José de Almeida) e Antonio Martins, falecido durante a II Guerra Mundial.
         
Manuel Correia de Andrade escreveu o livro A Itália no Nordeste, editado em 1992, recolhendo informações sobre as famílias de origem italiana no Rio Grande do Norte, citando os Cicco, os Nesi, os Filizola, os Simonetti, os Pintolli, os Romano, os Farachi, os Toselli e os Babini. Faltaram várias outras famílias, dentre elas essa dos Martini, que agora registro para a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário