domingo, 5 de dezembro de 2010

A BIBLIOTECA DO PADRE FAUSTINO

O Pe. Faustino Gomes de Oliveira, vigário colado da paróquia do Apodí (Igrejas de Nossa Senhora da Conceição e de São João Batista), era natural de Pernambuco, como menciona no seu testamento escrito em 05 de janeiro de 1853, que incluí no meu livro “Velhos Inventários do Oeste Potiguar”.Dois destaques no inventário do padre: declara-se  pai de nada menos do que sete filhos, devidamente reconhecidos (casos como esse são encontradiços naquele período, embora o número de filhos fuja um pouco aos padrões comuns) e a biblioteca do padre, não mencionada no testamento, mas descrita no inventário. Possuía aquele pároco 105 volumes sobre os mais diversos temas afetos a sua missão de cura das almas, e em certos momentos também dos corpos, dos seus paroquianos. Passo a listá-los tal qual mencionados no inventário de 1857:


Quatro breviários; dois volumes do Dicionário por Constancio, Portugues/Frances e Frances/ Portugues; quatro volumes de Lições de Direito da Natureza de Mons. Felis; Biblia em latim contendo doze volumes; Livro de Todos (Medicina) em brochura;Livro de Telemaqui; Compendio de Segredos Medicinais; um volume do Novo Mestre Frances; um volume do  Manual Pratico por Gomes; quatro tomos de Medicina Domestica; um volume de Instrução Moral; um volume do Novo Sistema dos Tumores; um volume de Instruções de Serimonia; um volume de Atlas Moderno; um volume de Gramatica Francesa por Lomand; um volume de Aviso a gente do mar; um volume de Cirurgia e Anatômica; uma obra de Virgilio; um primeiro Virgilio; cinco volumes de Dicionário de Pinto; cinco volumes de Dicionário Theológico; cinco volumes de Theologia Crhistã; um volume de Homo Apostolicus; um volume de Istoriologia Medica; Serurgia Classica; um volume de Serimonial Eclesiastico; dois volumes de Theologia Moral e Universal; um volume do Pronptuario de Sintaxe; um volume do Tratado das Mais Frequentes Infermidades; seis volumes de Instituição Theologica; um volume das Epistolas e Evangelho; quatro volumes do Cathecismo de Mompelier; dois tomos de Costumes dos Cristãos; um volume do Manual Inciclopedico; dois tomos de Dicionario por Moraes; dois tomos de Medico e Cirurgião da Roça e uma porção de livros no número de dezoito faltando folhas e em mau estado.

Os breviários mencionados, do latim brevis, “curto” ou “conciso”, reuniam em um só volume, para facilitar a recitação individual, todos os elementos necessários para a celebração do Ofício Divino, como salmos, hinos, leituras e notações, especialmente para a utilização pelos padres. Hoje, Liturgia das Horas.
O livro “Aviso à gente do mar”, tem na verdade o seguinte longo título: “Aviso à gente do mar  sobre a sua saúde: obra necessária aos cirurgiões de navios, e em geral a todos os marinheiros, que andam  embarcados em navios, aonde não ha cirurgiões”. Foi escrito  por M. G. Mauran e traduzido da edição francesa, e aumentado com algumas notas por B.J.C. Cirurgião Môr da Armada Real para a edição de 1794 em Lisboa,  na R. Typ. de João Antonio da Silva impressor de Sua Majestade. Telemaqui deve ser Telemaquia  e se refere à primeira parte (cantos I a IV), da Odisseia, onde Telêmaco, filho de Odisseu, é a figura principal, à procura do pai há muito desaparecido, de quem só tem poucas e imprecisas informações.
O Dicionário de Pinto deve ser o Dicionário da Língua Brasileira editada em Ouro Preto em 1832, pela Tipografia de Silva, por Luís Maria da Silva Pinto, e o de Moraes, deve ser o Dicionário da Língua Portuguesa, Lisboa, Tipografia Lacerdina, 1813, 2ª edição, de autoria de Antonio de Morais Silva.
O Cathecismo de Mompelier (ou Montpellier) foi escrito por Carlos Joaquim Colbert, Bispo de  Montpellier, indicado na reforma pombalina de 1759 e ainda utilizado na segunda metade dos oitocentos.Visava a polir a natural rudeza dos meninos e dispô-los para viverem com o decoro próprio de sua condição, na Igreja e no estado.
A obra “Homo Apostolicus” foi escrita em 1759 por Alphonsus Liguori e em toda a sua extensão tinha o titulo de “Homo apostolicus instructus in sua vocatione ad audiendas confessiones sive praxis et instructio confessariorum”.Edição pela Typographia Remondiniana.
Essa a biblioteca do Pe. Faustino, representativa da literatura que deveria possuir um padre pontificando nos confins dos sertões nordestinos, em meados do século XIX.

Um comentário:

  1. Bom dia amigo, você saberia me informar quem são os pais do Pe. Faustino Gomes de Oliveira. Tenho vários dados de sua biografia, porém me faltam os nomes de seus pais.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir